S. Frei Gil terá nascido em Vouzela e, levado pelo seu amor da Ciência às Escolas de Lutécia, segundo a lenda, terá sido desviado pelo mafarrico até às covas de Toledo e aí, mediante pergaminho subscrito com o próprio sangue, lhe vende a alma a troco de riquezas e poder.

Levando existência desgovernada, ou seja diabólica, em Paris, sofreu um violento rebate de consciência que o intimou a mudar de vida, acabando por professar na Ordem de S. Domingos, em Santarém.

De tal forma a virtude o exalta que a Virgem, atendendo às suas orações e súplicas, intercede a seu favor, logrando o desventurado Frei Gil recuperar o nefando contrato.

Certa manhã, à hora da missa, cai-lhe sobre o altar o pergaminho inflamado, enquanto os diabinhos que o atenazavam fogem do bom do santo, marinhando pela corda do sino.