Foi em 1861 que o primeiro combóio da Linha do Leste chegou a Santarém, tendo sido construído um palanque que esteve na origem da Estação. A primitiva estação pertenceu à primeira geração de estações de caminho-de-ferro e funcionou entre 1870 e 1925; a construção da segunda estação decorreu em 1925-27.
Ultrapassando o imediatismo da funcionalidade, as novas instalações resultaram mais harmoniosas do que o usual. O edifício, na linha do revivalismo romântico do fim do século XIX, apresenta um vago cariz neomanuelino. Painéis de azulejo policromos reproduzem a temática de promoção local e regional, tão cara à propaganda da época.
Instalado numa antiga cocheira de carruagens da estação encontra-se o Museu Nacional Ferroviário/ Núcleo Museológico de Santarém; destaque para as locomotivas, Salão do Príncipe e Salão D. Maria Pia, para além de outros objectos de interesse relacionados com a reparação e conservação da via-férrea.
TEXTO: Guiomar Fragoso